17.3.09

CONTEXTO

As condições socioeconômicas privam muitos, desde a infância, dos estímulos do ato de ler, da música e da arte, como fonte de prazer, descobertas e conquistas. E esta limitação segue perpetuando as barreiras para a sua ascensão socioeconômica e para a sua saúde, que estão atreladas.
Como referência, observe-se que jovens de 15 a 24 anos representam 47% dos desempregados, e 12% dos casos notificados de AIDS em 2001 já era de jovens e adolescentes, e 36,1 % dos casos notificados de DST concentram-se na faixas de 13 a 24 anos.(01) As mortes violentas hoje se concentram nessa mesma faixa de idade. A obesidade infantil já atinge 10% das crianças brasileiras. E, em que pesem as características de cada região, esta realidade se reproduz em todo o país.
Por isso é necessário um trabalho dentro de uma concepção ampla de saúde, que “... não se traduz de modo restrito ao êxito técnico, mas refere-se a um sucesso, a uma situação que se traduz por felicidade, o que abarca também, e especialmente, dimensões éticas e estéticas.”
Assim, este Projeto atua no cerne dessas questões, envolvendo a criança e o jovem, num resgate no seu direito de ser e sonhar, pela leitura e pela arte, valorizando a vida e a saúde, transformando e fortalecendo nossas instituições e espaços sociais, tanto em termos de cultura de prevenção como de inclusão.